sábado, março 04, 2017

Obriguemo-nos a vir para a rua gritar!!!!

(A Alice com um cartaz... o trabalhão que se teve para explicar o trocadilho com o dizer popular e a organização OPART, responsável pela Companhia Nacional de Bailado)

Foi  há pouco mais de uma semana que nos fomos manifestar para a frente do Teatro Camões pela reposição do espetáculo "1HD - Uma História da Dança" (ver aqui e aqui).

Claro que isto, para quem aqui vem de vez em quando, ou espreita neste canto pelo facebook, representa mais do mesmo. Mais do mesmo discurso do espetáculo que 10 miúdos ajudaram a construir e no qual participavam quando foi subitamente cancelado, sem qualquer justificação plausível. Mais do mesmo acerca de 68.000 euros gastos numa coisa que depois é completamente desperdiçada. Mais do mesmo em relação à falta de respeito com que se tratam as pessoas. Blá blá blá.
Todos os dias vemos no telejornal estas coisas, afinal. Mais uma, menos uma. Franzimos o sobrolho, resmungamos para o ar, dizemos que é sempre a mesma coisa, que isto é a república das bananas, que isto está cheio de poleiros... blá blá blá. E depois, viramo-nos para o lado, e continuamos a nossa vida. 

Mas a verdade é que... se não for quando a coisa  nos bate à porta, quando nos pisa os calos, quando se passa na nossa casa, com a nossa miúda de 11, a quem temos de dizer que pode haver quem esteja sempre disposto a roubar-lhe o trabalho, o esforço e o empenhamento... quando nos manifestaremos...? Se não for nessas alturas que aproveitamos para reclamar, para afirmar o nosso desacordo, para nos mostrarmos lutadores... então o que sobra...? Uma mera passividade, um mero dizer que podem fazer connosco o que quiserem... 
Por isso, desta vez, não. Pode parecer uma coisa sem importância, só um espetáculo com miúdos e para miúdos, só algo que aconteceu. Mas, no fundo, é uma tomada de posição. Por isto, mas também pelo resto, por outras coisas semelhantes a que vamos assistindo, pela decisão de não se ser passivo...!

Pela reposição de "1HD - Uma História da Dança", vamos assinar a petição pública a correr, aqui: http://peticaopublica.com/search.aspx?q=1HD


(imagens da manifestação, alunos da Escola de Música do Conservatório Nacional a tocar e a cantar "Acordai")

Rita

Sem comentários: