terça-feira, março 14, 2017

Dar cor aos rabiscos, com lápis

Isto de desenhar e pintar é uma boa desculpa para ir fazer compras e gastar dinheiro. Falta sempre qualquer coisa, ora um bloco de papel, ora o lápis adequado, ora novos materiais a experimentar.
A última compra foi um conjunto de lápis de cor aquareláveis, 12 cores, para juntar aos lápis que cá tinha antigos, também eles do mesmo tipo. Comprei os tipo escolar, da marca Giotto, porque a bolsa não dá para materiais mais caros. Vinham numa embalagem de 48 lápis, 4 de cada cor, o que foi um bocadinho frustrante mas depressa se resolveu com a oferta à Alice e ao Vasco de um conjunto de 12 cores para cada um que, surpreendentemente para mim, foram alegremente aceites. Não faço ideia se têm qualquer intenção de os usar, se estão só a juntar material ou se é simplesmente porque fui eu a oferecer mas achei engraçado ficarem contentes com a possibilidade de levarem um conjuntinho de lápis aquareláveis  para casa.


Pintar com lápis de cor é voltar aos tempos de criança porque é o material que os pequenos usam no início, e que estão sempre prontos a substituir pelas cores mais fortes dos marcadores ou canetas de feltro. Mas é voltar também aos tempos de criança e ao prazer em pintar. E quando se sabe usar os lápis de cor, e eu não sei muito bem, é possível ter tanto prazer como em qualquer outro material de pintura de uma forma mais limpa e fácil de transportar.

Eu tenho feito algumas experiências com cor, umas vezes experimentando os lápis para colorir desenhos, outras aproveitando a sua capacidade de se comportar como aguarelas. Nem sempre tem corrido muito bem mas a culpa é mesmo da falta de experiência com este tipo de materiais. Também será um bocadinho dos materiais por não serem dos melhores. Por isso, importa experimentar também novos papéis mas, por agora, usa-se o caderno de esboços que, não sendo o ideal, também não é mau de todo (papel grosso mas não da gramagem para aguarela, que ensopa a água sem esborratar). Com papel de aguarela e bons lápis o desenho será sempre diferente mas nem sempre melhor e isso será mais um desafio.


Mas claro que qualquer dia vou "necessitar", quase urgentemente, de um conjunto de lápis de muitas cores, que por aqui há poucas EHEHEH

Se alguém conhecer bons lápis aquareláveis aceitam-se sugestões porque a compra será sempre feita depois de muita pesquisa e opiniões de quem já experimentou são sempre muito bem vindas.

Ana Cristina



Sem comentários: