segunda-feira, fevereiro 08, 2016

Museu da Carris

A aproveitar a minha folga e as férias deles, fomos com o nosso amigo vizinho João ao Museu da Carris. 

O Museu da Carris é extraordinário e ficámos fãs. Fica na zona de Alcântara e está dividido em três blocos, com direito a viagem de elétrico entre eles. 
No bloco 1, podemos ver um conjunto de objetos e fotografias relacionados com os autocarros, elétricos, elevadores e metro: as antigas "missangas" de madeira em que consistiam os bilhetes, as fardas dos condutores, revisores e vendedores de bilhetes, as miniaturas de alguns dos transportes da história da Carris, os quadros sinópticos da antiga rede de metro (por antigo entende-se de há uns quantos anos atrás, sei lá... quinze...?), mobiliário administrativo e até instrumentos musicais da banda da Carris. Para mim, destacou-se o espelho em que os funcionários se observavam antes de começar a trabalhar e onde se encontrava gravado: "Mais um minuto e veja como se apresenta ao serviço. Atenção! A barba está feito e o fato bem limpo? Note bem. Um aspecto de limpesa agrada a todos."
A seguir, nos Blocos 2 e 3, podemos ver, entrar e mexer em elétricos e autocarros antigos, desde aqueles que eram puxados por cavalos até aos mais recentes (alguém se lembra daqueles que circulavam há uma dúzia de anos, cor de laranja e com assentos em plástico?), passando pelos de dois andares e até podendo experimentar uma cabine do metro...! O espaço dá para correr e brincar e fazer aquilo que qualquer miúdo (ou adulto infantilóide) gosta: tocar à vontade!!!! 



Fica ainda por mencionar que podemos estacionar dentro do Museu, até ser atingido o número de lugares disponíveis. E que os funcionários são genuinamente simpáticos e transparecem gostar mesmo de nos ter lá. E que os valores de bilheteira correspondem a 4 euros por adulto e 2 por criança a partir dos seis anos de idade. 
Parece-me que já têm onde ir no próximo fim-de-semana...
Rita

Sem comentários: