sexta-feira, setembro 05, 2014

Oito meses de Joana


Comecei a insistir sentá-la depois de fazer sete meses e foi num instante que o começou a fazer sozinha; quando demos por ela estava sentada no meio da sala e ninguém a tinha colocado daquela forma. No tempo que durou o campo de férias da Alice, aperfeiçoou a habilidade e foi uma surpresa para ela quando chegou.
Adora tirar fotografias e até já se ri para a câmara. Tirando esta, gosta de tudo o que é electrónico: comandos de televisão, telemóveis, o ipad... 
Começou a tentar gatinhar talvez quando já passava dos sete meses e meio. Já há algum tempo que se punha na posição e balançava o corpo.. começou depois a empurrar-se para trás e dávamos com ela meio por baixo dos sofás... entrou a seguir numa fase em que parecia saber os movimentos dos braços e das pernas, mas não coordená-los entre si... finalmente, três dias antes de completar os oito meses, começou a gatinhar.
Com as novas possibilidades de movimentação, é um perigo tê-la na cama de grades pequena mas ainda não mudou para o quarto da Alice - agora o quarto das miúdas - para não a sujeitar a muitas alterações de vida ao mesmo tempo.
Dá turras e torce o nariz quando lhe pedimos que faça uma "cara feia".
Come otimamente mas já sabe mostrar quando há uma ou outra sopa que não lhe agrada.
Adora a Fera e encaminha-se para ela assim que a vê. A seguir parece que a tortura, puxa-lhe o pêlo, apoia-se em cima dela, bate-lhe com o que tenha na mão, tudo acompanhado por guinchos de satisfação ou por sons entoados que são giríssimos e nunca tinha visto nos filhos anteriores. Poder-se-ia pensar que a Fera foge mal a vê, mas até muda de posição nas torturas - tal como acontecia com o Vasco - como quem está a ser massajado...


Desde segunda-feira que está na creche, em processo de integração gradual. Não tem chorado, tem comido e dormido bem. Eu tento aproveitar os restos de tempo que tenho para estar com ela porque o regresso ao trabalho está premente. 
Essencialmente por isso, daqui a umas horas parte comigo e com a mana para a sua primeira Festa do Avante...

Rita

Sem comentários: