quarta-feira, junho 11, 2014

A Joana de cinco meses (e quase dez dias):


A Joana de cinco meses parece ter desenvolvido extraordinariamente no último mês. 

Há uns tempos que tinha parado de palrar como fazia e passado a dedicar-se mais à fisicalidade. Aprendeu a rebolar para a posição de barriga para baixo quando tinha acabado de fazer quatro meses e meio e está agora a aprender a técnica de o fazer ao contrário, que acontecia sempre de forma involuntária. 
Talvez porque a coisa parece mais ou menos dominada, nesta última semana tinha começado novamente a chamar-nos e a falar connosco, mas só usando "uh-uh-uh". Desde ontem que recomeçou em grandes conversas, o que me alegra muito, que adoro perder tempo a observar-lhe as boquinhas diversas. 

Dobrou o riso também na semana dos quatro meses e meio e foi por pouco que não vim cá dizer que, como rir é das melhores coisas que podemos fazer, naquele dia se tinha iniciado o resto da sua vida. A avaliar pelos escritos neste blog, a Alice e o Vasco fizeram-no primeiro, e ambos com a tia Cristina. Até agora, a Joana só gargalhou comigo, em brincadeiras palermas, mas ainda não adquirimos a noção exacta do que lhe desencadeia o sentido de humor. 
Apesar disso, a Joana é - digo-o orgulhosamente acerca de todos os meus filhos - verdadeiramente simpática. Sorri maravilhosamente a todos os que a cumprimentam e por vezes enruga o nariz todo quando o faz, o que, pode ser de mim que sou a mãe, mas é super divertido. (Ontem passeia-a para o colo de duas adolescentes que estavam a ver uma das exibições da marcha da Alice e que estavam fascinadas com ela... foi vê-las a experimentar posições, a passá-la de uma para a outra... e a miúda impassível e bem disposta durante o tempo todo que aquilo durou...)

Come sopa desde há um mês, fruta há ligeiramente menos e já experimentou papa. Demorou poucos dias a habituar-se à colher e até agora parece gostar de tudo... menos de ser acordada de propósito para almoçar, no caso de só ter passado pelas brasas... aí, venha a maminha, que será mais rápida e permite abracinhos e miminhos...

Já levou uma pequena traulitada de descuido, quando a sua mãe a tinha apoiada na anca e mediu mal a passagem das duas por uma porta... tem dois irmãos de oito e cinco anos muitas vezes de volta dela, mas foi a mãe negligente a fazer uma destas...

Faz uma festa (com muita agitação de pés e sorrisos escancarados) maior ao pai, manos e caras conhecidas... mas a ninguém como me faz a mim... tem uma relação tão especial comigo que chega a choramingar se me vê a passar ou se me ouve quando está no colo do pai... e eu aproveito como nunca aproveitei, até ao máximo...

Rita

A foto foi tirada no dia da festa de final de ano lectivo do Vasco, em que o tema eram os piratas e havia adereços para as famílias comprarem... os nossos deram para uma bela sessão de fotografias depois, já em casa...

Sem comentários: