terça-feira, fevereiro 18, 2014

Poesia

»Amigas

Amigas é ter amizade entre tu e eu
É ser vermelho no coração
É o coração da amizade vermelho em vez de preto
E quando nos chatiamos há uma trovoada dentro de nós...»

Este foi o poema lindo que a Alice recebeu da sua grande amiga R., numa das suas cartas do dia dos namorados - na escola eles trocam cartas com os amigos. Ficou contente, mas achou importante transmitir que não rimava. Fiquei a pensar.
Cá em casa não temos muito contacto com poesia. Eu admito que nunca tive e por isso recordo-me ainda de uma ou outra com que me deparei e que me marcou.
Devido a esta constatação, decidi levar para a frente uma ideia que, acho que já há uns anos, encontrei num blog, na net (de que agora não recordo): todas as semanas, colocar num local muito frequentado da casa, uma poesia diferente.
Cá está a primeira, de António Aleixo, colada na parede da casa-de-banho:

 
O Beijo Mata o Desejo

«Não te beijo e tenho ensejo
Para um beijo te roubar;
O beijo mata o desejo
E eu quero-te desejar.»

Porque te amo de verdade,
'stou louco por dar-te um beijo,
Mas contra a tua vontade
Não te beijo e tenho ensejo.

Sabendo que deves ter
Milhões deles p'ra me dar,
Teria que enlouquecer
Para um beijo te roubar.


E como em teus lábios puros,
Guardas tudo quanto almejo,
Doutros desejos futuros
O beijo mata o desejo.
Roubando um, mil te daria;
O que não posso é jurar
Que não te aborreceria,
E eu quero-te desejar!


No primeiro dia, já lhe descobrimos uma outra utilidade: descobrir palavras que não se entendem e aprendê-las. Aqui foram "ensejo" e "almejo". Vamos lá ver se amanhã ela ainda se recorda dos significados e se consegue dar novas frases a estes termos...
Rita

Sem comentários: