sexta-feira, janeiro 17, 2014

A minha última leitura


Há uns dias acabei de ler este livro, que tinha começado no hospital, no dia seguinte à Joana nascer. Prenda de Natal.
Entusiasmei-me a lê-lo, talvez um pouco com na esperança ou perspectiva de encontrar um pouco da vivacidade, sentido de humor e originalidade da "Crónica dos Bons Malandros", o único livro que eu conhecia do Mário Zambujal. Não seria fácil... E de facto, "O diário oculto de Nora Rute" não lhe chega aos pés. É giro, de leitura simples e fácil, com uma série de referências interessantes aos costumes, convenções, acontecimentos dos anos 60... vale a pena se se desejar, como me acontece tantas vezes, visualizar um pouco de épocas anteriores. Para além disso, é leve e agradável, nada maçador, perfeitamente realista. Por outro lado, falta-lhe uma qualquer espécie de clímax.
Fiquei curiosa de ler mais livros do Mário Zambujal. Mas confesso que, ainda na esperança de encontrar algo tão espectacular como a "Crónica"...
Rita

* E, caso interesse a alguém, o grafismo da capa é giríssimo... parece que o Clube do Autor (a editora) tem uma série de livros recentes do Mário Zambujal, todos com esta espécie de grafismo. Eu gosto de capas bonitas... nunca é de descurar na escolha de um livro para levar para casa...

Sem comentários: