segunda-feira, março 04, 2013

Estou à espera de notícias

Quando saí do Hospital Veterinário, às sete e tal da noite, ficou combinado com o veterinário que o Pilas ainda hoje seria operado à bexiga para limpar todas as areias e que têm sido as causadoras das retenções urinárias. Ele está bem melhor da função renal, que piora sempre que tem um surto de obstrução das vias urinárias, e esta será uma boa altura para o anestesiar, sujeitando os rins a mais essa agressão mas esperando resolver um dos problemas que ele tem.
Para quem ainda não entendeu nada do que se passou a explicação é a seguinte. O Pilas sofrerá há uns tempos de insuficiência renal crónica que só agora foi diagnosticada porque só recentemente nos começamos a preocupar pelo facto dele estar mais magro e menos activo. No contexto do internamento para re-hidratação sofreu de retenção urinária, que se pensou inicialmente poder ser por stress, mas que depois se observou existir também factor físico como pequeninas areias na bexiga.
Quando veio para casa vinha melhor dos rins e com urina aparentemente limpinha. Pensou-se que se teria resolvido o problema dos cálculos na bexiga com as várias lavagens vesicais através da algália e com a urina espontânea que ele fez durante uns dias.
Em casa houve stress, com a mudança da alimentação, a administração do antibiótico em comprimido e do soro injectável e a visita passado quatro dias ao hospital para fazer análises. E fez nova retenção urinária e necessitou de ser novamente algaliado. Ainda se pensou mais uma vez que pudesse ser do stress  mas concluiu-se que a bexiga estava suja de areias. Neste processo os rins sofreram danos, e as análises da função renal pioraram muito. A algaliação, a terapêutica e o soro, ajudaram a melhorar os rins mas um dia eles podem parar com tanta agressão.
Como aparentemente ele tem vários cálculos mínimos mas que para as vias urinárias de um gato são grandes o suficiente para causar danos a solução passa por limpar cirurgicamente a bexiga. E se tudo correu como o esperado já o deve ser sido. Ficaram de telefonar depois da cirurgia, e eu avisei que podiam fazê-lo a qualquer hora, mas devem pensar que é tarde para dar notícias. De qualquer forma, tenho o telemóvel aqui mesmo ao lado e espero que as notícias sejam boas.
Ana Cristina

Sem comentários: