segunda-feira, fevereiro 11, 2013

Os últimos Xulés de 2012

E para terminar a temática "Xulés oferecidos no último Natal" mostro neste post os últimos do ano passado.

Em cima podemos ver os Xulés 16# e 17#. 
O azul (o Xulé 16#) foi feito numa altura em que faltava a matéria prima essencial para encher os bonecos e, por esse motivo ficou destinado a ficar cá em casa e me fazer companhia visto ter sido recheado de pedacinhos de meias dos outros bonecos e camisola velha. É muito mais denso e pesado que os outros Xulés, mas nem ele nem eu nos importamos com essa característica. 
O Xulé 17#, que é o vermelho, assemelha-se muito ao anterior, tanto quanto é possível entre bonecos feitos à mão e sem moldes, mas com pequenas correcções que a foto não permite observar bem e, será muito semelhante a outro que por aí andará. Passo a explicar. Um dia levei para o trabalho alguns Xulés para satisfazer as  colegas que, tendo visto as fotografias, pareciam ter muita curiosidade sobre os bonecos que eu, de repente, dizia que andava a fazer. E nesse dia o Xulé 17# foi alvo de duas paixões à primeira vista. A ordem de chegada determinou que o R iria oferecer à sua filhota a versão que se pode ver na foto, e a C ficaria, dois dias depois, com uma versão semelhante, não igual mas muito parecida mas igualmente bem sucedida do despertar de sentimentos amorosos.

Em baixo, ao centro temos a Xulé 18#, que foi para casa de uma menina de quase 3 anos, que se encanta com botões. Por esse motivo está enfeitada com vários, os que se podem ver na foto e o que está do rabo. 

No canto direito podemos encontrar o Xulé 19#, que se caracteriza pelo pescoço comprido e a camisola de bola alta. Parece que em breve irá fazer companhia a um menino mas mais não digo nem sei.

À esquerda está a Xulé 21#, que é baixinha, com um ar desproporcionado porque tem pernas curtas e braços compridos. Tem umas orelhas que fazem barulho, é muito fofinha e anti-alérgica. Foi feita para uma menina que pela época das festas ainda não tinha nascido. Espero que os pais da B tenham gostado dela e que lhe dêem uma menina que goste de brincar.

Num breve balanço posso apenas dizer que em 2012 as Oficinas RANHA espalharam pelos vários cantos de Portugal, continental e ilhas (porque um está em S. Miguel, nos Açores), 23 Xulés e 4 Mini-Xulés, tendo iniciado uma produção artesanal de bonecos-de-meia que se prolonga, a um ritmo mais lento, é certo, pelos dias de hoje.
Ana  Cristina

Sem comentários: