segunda-feira, março 08, 2010

"Estado de Guerra"

Neste fim-de-semana foi novamente ao cinema. Fui ver um filme de americano e de guerra, duas condições que me afastariam, à partida, da sala de cinema. Não fossem as boas críticas e o F dizer que estava na sua lista e teria perdido um bom filme.

Com um argumento muito simples, "Estado de Guerra" faz-nos reflectir sobre a vivência diária do risco de vida, e de como esta experiência se pode tornar viciante, quase como se fosse a única forma de dar sentido à própria vida.
Neste filme, assistimos a imagens de bombas a explodir, de tiros e mortes, sem que estas cenas sejam acompanhadas de grandes efeitos, gritos e agressões visuais. Todo um conjunto de estímulos, visuais e sonoros, muito limpos, sem a agressividade a que estamos habituados. São imagens, aparentemente, mais naturais.

A minha classificação é de bom argumento, muito boa realização. Não será por acaso que, ao que parece, esta noite ganhou vários óscares. Na minha classifacação também fica vários pontos à frente do seu mais directo rival; o "Avatar".

(Uma curiosidade, para quem anda distraído; "Estado de Guerra" é realizado por uma mulher.)

Ana Cristina

Sem comentários: