terça-feira, julho 21, 2009

O Jardim Zoológico


Nestas férias - e por férias entende-se a interrupção lectiva da Alice, que não significa que a escola esteja fechada mas sim que deixa de existir o trabalho e as actividades de sala habituais - fomos ao Jardim Zoológico de Lisboa. Aproveitámos e levámos também uma amiguinha... e os avós maternos que não queriam deixar de acompanhar esta primeira incursão da neta àquele mundo... e já agora a tia, que até conseguiu entrar um pouco mais tarde.
Para quem, como eu, que não ia lá há tantos anos (e da última vez já havia o teleférico e os golfinhos), o ZOO foi uma agradável surpresa. O elefante já não toca o sino em troca de uma moeda, os gorilas já não estão em salas de cinco metros quadrados com parede de vidro, os macacos já não nos ligam o suficiente para nos atirarem com as suas fezes, o tigre já não vai e volta ao longo das grades de uma jaula pequena demais para ele.
O Jardim tem agora novos espaços, maiores, bem elaborados e que podem até dar a ilusão de liberdade. Os primatas aparentam conviver entre si, a céu aberto, sem jaulas, num território de alguma dimensão e com estruturas bonitas em madeira e cordas para brincarem. Os tigres (são vários, agora), têm uma "casa" grande só para eles, mas que nós podemos atravessar e espreitar bem de perto.
As condições não são, obviamente, perfeitas, mas incontestavelmente superiores ao que eram e tentando ir de encontro a um conceito de maior respeito para com os animais que só ali temos hipóteses de ver e mostrar.
Fica a ideia de um dia bem passado (a Alice adorou!) e o conselho (que aproveita uma crítica) de procurarem na net primeiro se podem usufruir de algum desconto, uma vez que o preço é caro e não existe nenhuma informação na bilheteira sobre os vários protocolos e deduções (ex.: o Cartão Lisboa Viva, Cartão Fnac, Clubes "Olá", "Rik&Rok", etc.). Convem por isso levar a informação e um planeamento prévio do dia.

Rita

2 comentários:

Unknown disse...

Foi uma dia bem passado. E pensando bem, os bilhetes não são assim tão caros.
Ana Cristina

rutinha disse...

beeem deve ter sido um dia e tanto!

uma das prox saidas com o edu é o aquario vasco da gama, mas qdo ele for um pouquinho mais crecido tb o quero levar ao zoo!