quinta-feira, outubro 09, 2008

"Menino ou menina - capítulo 1", ou "Despachadinha da silva"

A minha amiga Van falou-me por acaso nas conversas da "despachadinha", mas a verdade é que só quando se começou a saber da minha gravidez é que percebi de facto o que é ela queria dizer.
«Estás grávida? Então e agora, queres um menino não é? Ah, era giro um casalinho, e assim ficavas logo despachada...»
Mas porque carga d'água é que há tanta gente a achar que todas as pessoas quereriam ter um casal de filhos...?! E porque raios acrescentam que assim ficávamos "despachados"...?!
Serei eu obrigada a querer ter só dois filhos?! Não poderei querer ficar por só um?! Ou sonhar com uma grande família?! E estarei mais despachada porque os ditos dois se dividem pelos dois géneros e eu terei hipóteses de conviver e educar um xx e um xy?! Teremos nós que ter filhos e mais filhos para atingir essa dita perfeição de conseguir ter dos dois sexos?! Não poderá haver alguém que gostasse de ter um trio de miúdas ou um par de rapazolas?!
Talvez isto seja aquela sensibilidade extrema das grávidas, mas irrita-me profundamente a conversa de quem parte obviamente do princípio que tenho de ter um rapaz desta vez... que é isso que quero ou que, mais do que tudo, que assim é que é giro... Mas irrita-me ainda mais quando as ditas conversas acabam no quase óbvio «é que assim ficam logo despachados!»... é que nunca percebi que estava a ter filhos para me despachar, muito sinceramente... e o que ainda ninguém me conseguiu dizer é "despachar para quê"...
"Despachar - (...) atender; resolver (...) acabar, terminar apressadamente aquilo que se tinha começado; aviar-se; (...) fazer com pressa alguma coisa (...)"
in "A Enciclopédia 7", do Público
Oh pá! A minha "mai velha" tem três anos e o feijão/ervilha anda só pelas 15 semanas, ainda cá dentro da minha vida interior... Despachar?! Eu ainda estou só a começar!!!!!!
Rita

6 comentários:

Anónimo disse...

LOl! Realmente não deve haver paxorra que aguente:) Mas giro giro... já ouvi eu alguém dizer a uma grávida: "desta vez vais ter um menino, estás com uma carinha tão feia!!"

Olha o importante é que o teu novo feijãozinho cresça na tua barriga de forma saudável e que depois seja muito feliz e saudável cá do lado de fora) Seja menino ou menina, de certeza que não o vais amar menos por isso!
Um beijinho
Su

Anónimo disse...

Cada vez gosto mais de te ler, fartei-me de rir e de me lembrar de tantas pessoas que realmente me diziam essas coisas.Eu propria sempre quis ter um xx e um xy, mas nunca para ficar despachada, até porque não fosse esta maldita crise e acho que nunca quereria ficar despachada de ter filhos ih ih ih.
Beijinhos grandes grandes
D

JoanaM disse...

Quando estava grávida tudo o que me diziam me irritava... mesmo os meus amigos mais próximos... como se de repente, porque estava grávida, as pessoas pudessem opinar mais sobre a minha vida e as minhas decisões... Agora quando estou com alguem gravido, pergunto-me sempre, será que estou a fazer o mesmo...
Bjs

Anónimo disse...

Ola Rita!Olha vou ter mesmo que comentar qualquer coisinha, a Cristina diz que os comentarios a inspiram, e na verdade e um pouco ingrato porque venho aqui muitas vezes,saio sorrateira e silenciosa...afinal ler-vos aquece o coracao, ver fotos mexe com as saudades...tenho aprendido com o tempo o valor do silencio mas por vezes e bom abrir uma excepcao..
Parabens pela filha toda sexy e pelo que por ai se esta a engendrar.
Olha o meu pc nao faz as funcoes por isso fassa escreve faca sorry about.

Anónimo disse...

Hum.....acho que essa conversa é só mesmo para dizerem qualquer coisa!!!

E tipo:
Ai eu já tive um casalinho, já cumpri a minha parte!!"

É linda, não é!?!?

rutinha disse...

eheheh, como te compreendo!!!
olha eu sempre quis ter duas meninas, mas afinal...