terça-feira, fevereiro 12, 2008

Quadro do dia de ontem

Almoço com colegas no restaurante de tantas segundas-feiras. Bacalhau cozido com batatas e grão. Alguém, a certa altura: «O grão está muito bom, mas o bacalhau parece que não me sabe tão bem como é costume.» Outro alguém concorda e logo diz alto, para trás do balcão onde se vê o dono: «Sr. Aníbal, este bacalhau hoje não está tão salgado, deve ter ficado muito tempo a demolhar...». Resposta do Sr. Aníbal: «Ná, esse é o do congelado, por causa da ASAE.»
Pois é. Ao que nos explicaram, parece que não é permitido agora comprar bacalhau num dia e servir no dia seguinte. Tem que ser consumido no dia da compra. Ora como o bom português sabe, não é possível comprar bacalhau, demolhá-lo, cozinhá-lo e comê-lo no próprio dia... por isso, recorre-se ao demolhado, ultracongelado...
E as castanhas?! Já alguém reparou que as castanhas assadas vendidas na rua já não são embrulhadas nas páginas amarelas?! Agora tem de ser um papel próprio, todo branco... Regra da ASAE... Só me resta falar na pena que tenho que os meus filhos não venham a perceber aquele capítulo do "Lote 12 2º frente" da Alice Vieira: "Embrulhou-me as castanhas numa folha de jornal - coisa que aflige muito a minha mãe, que diz que aquilo é uma falta de higiene e suja as mãos todas, mas que me diverte quando começo a ler tudo o que lá vem e a imaginar o que lá falta."

O que virá a ser de nós...?!
Rita

4 comentários:

Unknown disse...

Vamos morrer esterilizados.
Ana Cristina

Anónimo disse...

Já agora: será que nos próximos santos populares ainda vamos poder comer aquelas deliciosas e suculentas sardinhas assadas no pão, assim no meio da rua e sem "higiene" nenhuma????!!!! :( :(
Bjinho
D

JoanaM disse...

Chama-se evolução, acho eu. Os nossos filhos hão-de perceber e guardar outras coisas na memória. Perde-se umas coisas, ganha-se outras!Bjs Joana

rutinha disse...

o famoso oito e oitenta! pois, e tb devem acabar com as maçãs do amor, com o algodão doce e até com as farturas que são fritas ao "ar livre"...