terça-feira, maio 22, 2007

O primeiro passeio de turma

A creche lembrou-se de organizar para hoje uma ida ao Oceanário. Cerca de quinze miúdos entre o ano e meio e os dois anos, três profissionais da coisa e três mães, profissionais só dos que têm em casa.
Poder-se-ia pensar que é demasiado cedo para "excursões de turma", mas aprender e passear nunca é demais, por isso lá rumámos todos ao grande tanque de peixes e afins. São impressionantes as reacções, há-as de todos os géneros, de acordo com o feitio de cada um: os que ficam quietos, os que se chegam perto, os que ficam a ver de longe e agarrados (como se os tubarões pudessem quebrar o vidro), os que gritam de excitação, os que se cansam e aqueles que parecem ganhar embalagem só quase à saída.
Para quem também pense que também é cedo para se fazer piqueniques e comer sandochas na relva, desengane-se! Toca de ir para os parques e jardins com os filhos ao fim-de-semana, antes que se olhe para eles a dizer que preferem ir sair com os amigos e se chegue à conclusão que é tarde...
Cá em casa a mãe aguarda a oportunidade de comprar um livro de espécies marítimas, para consolidar o vocabulário recentemente adquirido... um que fale de tubarões, mantas, raias, pinguins e lontras... Mas só amanhã, hoje a mãe está muito cansada da aventura e prefere ficar a meditar sobre qual será o futuro dos filhos quando os educadores e auxiliares das creches tiverem de trabalhar até aos 80...
Rita

1 comentário:

Anónimo disse...

há tanto tempo q ñ passava por aqui... confesso q tava cheia de saudades e tb tou cheia de vontade de saber mais pormenores desta grande aventura da Alice e da mãe claro!!!
bjinhos grandes
D